Quem sou eu

Minha foto
UBERLÂNDIA, MG, Brazil
Planos de aulas,exercícios,conceitos de arte ,críticas diversas,curiosidades gerais e trabalhos/expressões artistícas de alunos do ensino fundamental.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Tudo que é sólido desmancha no ar.

Acho interessante a letra dessa música e as imagens retratadas pois me faz refletir o conceito de modernidade e a ação do homem em sempre destruir o "velho" para construir o "novo",ou seja, uma perspectiva de incertezas e sem comprometimento com a realidade social e com o seu próximo ,sendo que as transformações necessárias para humanizar o mundo real são banalizadas dia após dia e divulgadas pela mídia com roteiros interpretados por fantasmas na rua e na alma.Portanto até quando vamos aceitar a sermos meros fantasmas??...A resposta está dentro de você ...assim também como suas escolhas que você faz na vida.

A nova febre de 'Alice no país das maravilhas'

  Depois da febre generalizada de 'Avatar' eis que todos esperam com ansiedade nos cinemas 'Alice no país das maravilhas'...eu particularmente não assisti 'Avatar' pelo simples fato de que certos filmes não me atraem por um juízo de gosto meio birrento da minha parte,ou seja,não me seduziu para que eu  fosse assisti-lo...talvez um dia ainda eu veja....mas voltando a 'Alice', este sim conseguiu me animar um pouco em querer apreciar...na verdade eu confesso que não fui uma criança ou adolescente que tal história eu tivesse acompanhado na íntegra...o que eu lembro é que a tal menina Alice caí num buraco e vai parar num mundo surreal habitato por figuras estranhas bem ao estilo no qual o diretor Tim Burton gosta de explorar nos seus filmes...lembro vagamente alguns trechos do desenho, na época que valia a pena assisitr sessão da tarde nos saudosos anos 80,ou seja,lembro que tinha uma rainha louca que ficava gritando e perseguindo a coitada da menina e um coelho com um relógio...muito simbólica a história e com certeza acredito que sua análise seja bem complexa por sinal... enfim ,depois que eu assistir essa nova adaptação na qual tem a novidade de ser ainda em 3D(3ª dimensão) eu volto aqui pra comentar qualquer coisa relevante...opssss...só para descontrair também lembrei de um termo muito usado como ironia por muitas pessoas quando estas se deparam quando alguém está no "mundo da lua" e nos seus devaneios,isto é, é só falar para ela assim: ACORDAAAAA ALICE !!!....hehehehehe.

 

1,99 - Um Supermercado Que Vende Palavras

1,99 é um supermercado que vende palavras. Os personagens principais do filme são o desejo, a angústia e a compulsão que temos pelo ato da compra. Curiosas histórias ocorrem neste supermercado branco e ninguém consegue de lá sair.
O clima de estranheza do supermercado é permanente, num contraste com a leveza e suavidade com a qual a câmera passeia durante o filme. Outro ponto que vale ressaltar é a completa ausência de emoções por parte das pessoas que estão no supermercado - a única cena onde há algum tipo de emoção é o leve sorriso dado por um homem após ganhar na máquina caça-níquel. Além disso no decorrer do filme o diretor utiliza diversas colagens, de fotos, frases e logomarcas, que falam sobre os próprios personagens . 





domingo, 28 de março de 2010

EXERCÍCIOS AULA 1 (8ª/9ª SÉRIES)-IDENTIFICANDO LOGOTIPOS DO NOSSO COTIDIANO VISUAL

Logotipo é a forma particular como o nome da marca de um produto/empresa/idéia é representado através de um desenho específico.
Logotipo é uma assinatura da representação  da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças  feitas para a empresa. Como toda assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.
Graficamente, os logotipos podem ser constituídos por um símbolo, por letras (não por imagens) e ainda por uma sigla. 
O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente conhecida pelo público muitas vezes relacionadas com uma intenção comercial. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se freqüentemente: a marca da Coca-Cola , quando, na verdade, a intenção é a referência ao logotipo da Coca-Cola .

*JOGO DOS LOGOTIPOS :
  • Dividir a sala em grupos e mostrar variedades de logotipos e pedir que eles identifiquem o nome das marcas em questão.
 Exemplo: Pedir que identifique os logotipos de:
-Leite Condensado Moçã
-Lojas Rener
-Habibs
-Brinquedos estrela
-Posto Shell
-Gradiente
-Bebida energértica Red Bull
-Ponto frio
-Canetas Bic
-Camisetas Hering
-Rede de televisão Band
-Embalagens Tetra park
-Lojas Marisa

AULA 1 (8ª/9ª SÉRIES)- LEITURA DE IMAGEM-SÍMBOLOS

  Este estudo é direcionado à compreensão e interpretação das imagens.Vamos entender melhor como conseguir transmitir o que queremos em nossas imagens.
  Quando falamos em leitura, o que primeiro costuma vir à mente é a compreensão das palavras e o processo de alfabetização.
  É comum dizer que as imagens possuem uma linguagem visual, sendo que sempre podemos questionar o quanto a imagem se apresenta em transparência para nós, isto é, a imagem se apresenta muitas vezes de uma forma mais clara e objetiva do que palavras e é importante saber classificar o quanto essa imagem é clara aos nossos olhos e principalmente ao espectador.
  Entendendo melhor a composição e temática das imagens, podemos chegar ao nível de entender o processo de construção de sentidos expressados em imagens, no qual jogam a intencionalidade do autor e interpretação inicial do leitor.
  Na verdade, as leituras de imagens fazem parte de nossas vidas. Quando olhamos um quadro tentamos imaginar o que o pintor retratou ali, nos reportamos à época do mesmo, avaliamos suas características gerais e individuais, sejam elas de objetos, paisagens, pessoas, animais, alimentos, etc. Dessa forma, identificamos os elementos ali presentes, se estão vivos ou mortos, se estão estáticos ou se movem e conseguimos até mesmo imaginar o que as pessoas conversavam.
  Certas imagens nos apresentam como símbolos que servem para melhorar  a comunicação de pessoas ,ou seja,os simbolos transmitem através de uma imagem uma idéia,conceito e mensagem.Uma das formas de poder tornar a informação mais acessível é colocar símbolos junto do texto escrito.
 A semiótica é a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos.
 Alguns exemplos de símbolos nos quais deparamos no nosso dia a dia  e no nosso espaço urbano:




quarta-feira, 24 de março de 2010

AULA 1 (6ª/7ª SÉRIE) -PONTO E LINHA


 O PONTO:

Se de noite, olhares para o céu sem nuvens, podes observar que o grande espaço da abóbada celeste
parece salpicada de pontos luminosos: uns pequenos, outros grandes, uns dispersos, outros agrupados - são os astros, que se encontram a milhares de quilómetros de distância da Terra.
 Quanto ao aspecto gráfico os pontos podem estar dispostos:

Ao acaso :    


 Ordenado :

 




A LINHA:

Desde os tempos pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens.As pinturas rupestres, as figuras gravadas na rocha,os gravados em utensílios de cerâmica, comprovam a sua aplicação desde há muitos, muitos anos atrás.
 

 Se fizeres um ponto com o bico do lápis sobre um papel e o deslocares obténs uma linha.

- os nossos cabelos parecem linhas;
- um avião a jacto que cruza o céu, deixa um rasto  que parece uma linha;
- os carris de ferro por onde os comboios se deslocam são linhas;
- na praia ao olhares para o mar vês a linha do horizonte.

Em tudo o que te rodeia poderás encontrar linhas de vários tipos, tais como: 

 
 
 











 Poderás ainda descobrir uma infinidade de linhas em que  nunca reparaste e que se podem assemelhar a váriso tipos.


   




 O Ponto na Arte :

  "Domingo à tarde na Ile de la Grande Jatte", de Seurat

 Para quem não sabe, este quadro de Seurat é constituído por minúsculos pontinhos. É verdade, todo ele é pontilhado. Demorou mais de um ano a ser pintado - imaginem a trabalheira! Aliás, diz-se que foi um trabalho físico tão árduo que seria difícil de realizar não fosse o pintor um jovem homem.
 O Pontilhismo  é uma técnica de pintura em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem).
 Georges Seurat (1859-1891), é aquele que se pode considerar o iniciador desta corrente artística.

 A Linha na Arte:

                     O Grito, 1893

  O Grito  é uma pintura do norueguês Edvard Munch. A obra representa uma figura humana num momento de profunda angústia e desespero . O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural.

EXERCÍCIOS AULA 1 (6ª/7ª SÉRIES)

O desenho de criação é aquele tipo de desenho que você utiliza a mente,ou seja,aquele que você induz a imaginação a criar objetos e histórias.Portanto use sua imaginação e desenhe(faça uma composição) utilizando somente LINHAS ou PONTOS .Utilize o material que você mais gostar(lápis de cor,giz de cera,carvão,etc) sobre qualquer suporte(papel,cartolina,madeira,etc).

Seja criativo pois vamos colar na parede todos os desenhos dos alunos para discutirmos em conjunto as produções.



*QUE TAL USAR A IMAGINAÇÃO E DESENHAR O QUE TE DEIXA MAIS FELIZ OU TRISTE NA VIDA ?

Seguidores