Quem sou eu

Minha foto
UBERLÂNDIA, MG, Brazil
Planos de aulas,exercícios,conceitos de arte ,críticas diversas,curiosidades gerais e trabalhos/expressões artistícas de alunos do ensino fundamental.

domingo, 28 de março de 2010

AULA 1 (8ª/9ª SÉRIES)- LEITURA DE IMAGEM-SÍMBOLOS

  Este estudo é direcionado à compreensão e interpretação das imagens.Vamos entender melhor como conseguir transmitir o que queremos em nossas imagens.
  Quando falamos em leitura, o que primeiro costuma vir à mente é a compreensão das palavras e o processo de alfabetização.
  É comum dizer que as imagens possuem uma linguagem visual, sendo que sempre podemos questionar o quanto a imagem se apresenta em transparência para nós, isto é, a imagem se apresenta muitas vezes de uma forma mais clara e objetiva do que palavras e é importante saber classificar o quanto essa imagem é clara aos nossos olhos e principalmente ao espectador.
  Entendendo melhor a composição e temática das imagens, podemos chegar ao nível de entender o processo de construção de sentidos expressados em imagens, no qual jogam a intencionalidade do autor e interpretação inicial do leitor.
  Na verdade, as leituras de imagens fazem parte de nossas vidas. Quando olhamos um quadro tentamos imaginar o que o pintor retratou ali, nos reportamos à época do mesmo, avaliamos suas características gerais e individuais, sejam elas de objetos, paisagens, pessoas, animais, alimentos, etc. Dessa forma, identificamos os elementos ali presentes, se estão vivos ou mortos, se estão estáticos ou se movem e conseguimos até mesmo imaginar o que as pessoas conversavam.
  Certas imagens nos apresentam como símbolos que servem para melhorar  a comunicação de pessoas ,ou seja,os simbolos transmitem através de uma imagem uma idéia,conceito e mensagem.Uma das formas de poder tornar a informação mais acessível é colocar símbolos junto do texto escrito.
 A semiótica é a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos.
 Alguns exemplos de símbolos nos quais deparamos no nosso dia a dia  e no nosso espaço urbano:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores